Núcleo de Pesquisa Científica do Ovelheiro Gaúcho

A ACOG criou no ano de 2016 o Núcleo de Pesquisa Científica do Ovelheiro Gaúcho (NPCOG), que é composto por profissionais e estudantes atuantes no meio acadêmico Veterinário, Agrônomo e Zootécnico. O núcleo tem por objetivo estudar, produzir e publicar pesquisas de interesse científico que auxiliem pesquisadores a entender sobre as origens da raça, suas particularidades zootécnicas e veterinárias, contribuindo, ainda, com o bem estar animal.

Membros:

Elen NPCOG

Élen Nunes Garcia

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Pelotas (1992), mestrado em Zootecnia (Plantas Forrageiras) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Botânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Botânica Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: florística, fitossociologia e banco de sementes do solo em campos com vistas a sua conservação, uso sustentável, restauração e dinâmica frente ao manejo e distúrbios. Entende que a conservação da vegetação do bioma campos depende do estilo de vida do gaúcho, pesquisando a raça canina crioula Ovelheiro Gaúcho e trabalhando para sua conservação e valorização.

Link Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6177250758509451


FotoFelipe Rosa Cunha

Médico Veterinário graduado pela Universidade Federal de Pelotas (2014) especialista em Clínica Médica de Animais de Companhia. Realizou Residência na área de Clínica Médica de Animais de Companhia pela Universidade Federal de Pelotas (2015-2017). Atua com ênfase em Dermatologia Veterinária e desenvolve projeto de pesquisa sobre alterações genéticas em cães da raça Ovelheiro Gaúcho.

Link Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9605147774085115


Rizzoto NPCOG

Guilherme Rizzoto

Médico Veterinário formado pela Universidade Federal de Pelotas – UFPel. Possui experiência em Reprodução Animal e publica diversos artigos na área. Atualmente é doutorando da universidade de Calgary, no Canadá.

Link Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8439543428322971


 

Ana NPCOG

Ana Palmejani

Estudante de Zootecnia da Universidade Federal de Pelotas. Atua em contribuição aos projetos de pesquisa acerca da raça Ovelheiro Gaúcho desenvolvidas pela Associação dos Criadores de Ovelheiro Gaúcho.

Link Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2315051316264405

 


Eric Site Eric Silveira Batista Barreto

Graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com ênfase em Epistemologia e Filosofia da Linguagem. Mestre em Antropologia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com experiência em etnografia das relações entre humanos e não-humanos, envolvendo discussões teóricas a respeito da relação natureza/cultura. Produziu, durante seu mestrado, o artigo ” ‘Por dez vacas com cria eu não troco meu cachorro’: As relações entre humanos e cães nas atividades pastoris no pampa brasileiro”, onde estudou profundamente a relação entre Homem x Ovelheiro (Confira Clicando Aqui). Atua em rádio difusão, como produtor, locutor e editor na emissora educativa Federal FM, pertencente à Universidade Federal de Pelotas, em caráter voluntário. Atualmente é Doutorando em Antropologia Social pela UFPel.

Dissertação Eric Barreto

Link Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5900778041707870


Estudo de Morfometria: realizado pelos integrantes do NPCOG, possui o objetivo de estudar o padrão morfométrico da raça, bem como seu fenótipo e contribuições herdáveis geneticamente.

Morfometria1

Morfometria 2
Figura 1 e 2: Estudo de morfometria realizada em exemplares da raça Ovelheiro Gaúcho pelo Núcleo de Estudo Científico do Ovelheiro Gaúcho

Cinômetro: Um aparelho foi desenvolvido pelo NPCOG e denominado Cinômetro. Tem por finalidade contribuir tecnicamente no estudo morfométrico da raça Ovelheiro Gaúcho

Morfometria 3
Figura 3: Cinômetro desenvolvido pelo NPCOG.
Morfometria 4
Figura 4: Parâmetros morfológicos de um Ovelheiro Gaúcho sendo medida através de um cinômetro, desenvolvido pelo NPCOG.

Estudo de alterações genéticas na raça Ovelheiro Gaúcho. Desenvolvido por Felipe Rosa Cunha e com contribuição de colegas Médicos Veterinários e integrantes do NPCOG, visa estudar uma alteração genética presente em raças caninas de pastoreio.

Apresentação NPCOG
Figura 5: Felipe Cunha, integrante do NPCOG, defendendo sua tese em programa de especialização, sobre alterações genéticas no Ovelheiro Gaúcho.

“Por dez vacas com cria eu não troco meu cachorro”: As relações entre humanos e cães nas atividades pastoris do pampa brasileiro, dissertação de mestrado de Eric Silveira Batista Barreto, Pelotas, 2015.

dissertação capa

Clique aqui para acessar: Dissertação Eric Barreto

Anúncios