Resultados do I Concurso Fotográfico do Ovelheiro Gaúcho

Como parte das estratégias de divulgação da raça Ovelheiro Gaúcho, a ACOG – Associação dos Criadores de Ovelheiro Gaúcho – realizou o I Concurso Fotográfico sobre a raça Ovelheiro Gaúcho.

A participação foi intensa, havendo 22 fotos enviadas por diversos participantes, que poderiam ser fotógrafos amadores. As fotografias deveriam se enquadrar no tema “Essência Ovelheira”, escolhido pela comissão organizadora. Poderiam ser fotografados cães registrados ou avaliados pela ACOG, de forma a garantir a pureza racial retratada nas imagens.

A comissão julgadora (abaixo) foi composta por um fotógrafo profissional (que avaliou a criatividade e técnica fotográfica), um artista plástico (que avaliou a possibilidade de reprodução em arte – desenho – em camiseta) e um antropólogo (que avaliou a adequação ao tema proposto), todos familiarizados com a raça Ovelheiro Gaúcho e não participantes do concurso. Os nomes dos integrantes da comissão julgadora, bem como os autores das fotografias foram mantidos em sigilo durante todo o período de votação.

A foto ganhadora será transformada em arte (desenho) pela artista plástica e servirá como estampa para confecção de camisetas.

Comissão julgadora:

Eric Barreto – Integrante do Núcleo de Pesquisa Científica do Ovelheiro Gaúcho (NPCOG). Graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com ênfase em Epistemologia e Filosofia da Linguagem. Mestre em Antropologia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com experiência em etnografia das relações entre humanos e não-humanos, envolvendo discussões teóricas a respeito da relação natureza/cultura. Produziu, durante seu mestrado, o artigo ” ‘Por dez vacas com cria eu não troco meu cachorro’: As relações entre humanos e cães nas atividades pastoris no pampa brasileiro”, onde estudou profundamente a relação entre Homem x Ovelheiro (Confira Clicando Aqui). Atua em rádio difusão, como produtor, locutor e editor na emissora educativa Federal FM, pertencente à Universidade Federal de Pelotas, em caráter voluntário. Atualmente é Doutorando em Antropologia Social pela UFPel.

Marcel Ávila – Fotógrafo profissional de grande importância na cidade de Pelotas – RS. Realiza trabalhos para diversos meios de divulgação. Familiarizado com o Ovelheiro Gaúcho por conviver com a raça em sua propriedade rural.

Lauren de Bacco – Artista plástica de alto renome no estado do Rio Grande do Sul e Brasil, atingindo um patamar de grande reconhecimento por suas obras expressivas que retratam cavalos crioulos e cenas rurais. Já transformou uma fotografia de um exemplar de Ovelheiro em desenho, tarefa que sabidamente é de alta complexidade pela expressão facial característica da raça difícil de ser transposta em grafite e papel. Possui em sua casa exemplares de Ovelheiro Gaúcho.

A ACOG salienta que possui todos os direitos reservados sobre as imagens, conforme o edital, e que proíbe a utilização de qualquer imagem sem o prévio consentimento, ainda que com o devido crédito.

Resultados:

1º Lugar: Mauro Cunha – Piratini

Premiação: Uma camiseta da ACOG com a imagem do seu cão e uma cuia gravada com o logotipo da ACOG.

21
ACOG – Todos os direitos reservados. Reprodução proibida.

2º Lugar: Felipe Cunha – Piratini

Premiação: Uma camiseta da ACOG.

16
ACOG – Todos os direitos reservados. Reprodução proibida.

A ACOG agradece a comissão julgadora pela gentileza e aos fotógrafos participantes.

Confira abaixo as demais fotografias inscritas no concurso:

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s